No começo deste mês uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de São Luís do Piauí percorreu o municipio para identificar nascentes e ares de preservação ambiental. A ação faz parte do plano do ICMS Ecológico.

Prefeitura mapeia nascentes do municipio. Foto: Ascom
 
Inicialmente foram visitadas sete nascentes: Olho d’água Santana I, Olho d’água Santana II, Olho d’água Chupero, Olho d’água Torrões, Olho d’água Guaribas, Ponta d’água e Olho d’água Henriqueta. Em meio às visitas, mudas de arvores nativas também foram plantadas.

As respectivas áreas são marcadas pela exuberância da vegetação nativa, com fauna e flora típica da região e fontes de águas cristalinas. Daí a necessidade de preservação e conservação destes ambientes sem a presença de lixo.

 

Para o produtor rural residente no Povoado Santana, Manoel Lino da Rocha, foi motivo de muita alegria presenciar a iniciativa tomada pela prefeita Kelsimar em preservar as áreas florestais e as nascentes dos rios.

“Moro aqui há 19 anos, do lado dessas nascentes, sou produtor rural desde de criança. Há 66 anos moro no município de São Luís, sou um homem da roça, de pouco estudo, mas apoio essa iniciativa de Gilberto e Kelsimar. As próximas gerações vão ver perto”, disse Manoel Lino.

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues, destacou que a ação ocorreu de forma exitosa e com apoio dos moradores das áreas visitadas.

“O meio ambiente está sendo muito bem acolhido pela comunidade. Só temos a agradecer. Hoje identificamos nascentes que são riquezas pro nosso município, só quem tem a ganhar essa riqueza maravilhosa somos nós e se Deus permitir, São Luís ficará na história do turismo e do ecoturismo”, destacou o secretário.

A prefeita de São Luís do Piauí, Kelsimar Abreu, destacou a riqueza natural presente no município.

Prefeita Kelsimar participou da ação. Foto: Ascom

“As nascentes que nós temos é uma riqueza muito grande pro nosso município. Quero agradecer aos proprietários que colaboraram com esse trabalho que estamos fazendo, agradecer a todos os funcionários que estão com a gente, todas as secretarias sem distinção. É muita honra pra nós administrar o município com tantas riquezas, isso é muito bom, é uma satisfação pra mim, é uma satisfação pra vocês, é uma satisfação pra todo município saber que temos belos pontos turísticos. Agora, nós recomendamos, nos ajudem a cuidar, precisamos cuidar dos nossos pontos turísticos. Muitíssimo obrigada e estamos aqui para colaborar com a preservação do nosso município e do nosso meio ambiente”, concluiu a prefeita.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.






Fotos: Layanne Rodrigues 


Comente




Postagem Anterior Próxima Postagem