Publicidade

Evento será realizado hoje à noite em São João da Canabrava.

Reisado dos Valdivinos. Foto: Arquivo/Antonio Rocha

O agricultor canabravense José Antonio é uma admirador da cultura popular do reisado e como forma de manter viva a tradição fez a intenção de realizar “tirar” um reisado, por conta da pandemia os planos foram adiados, com o avanço da vacinação a festa finalmente vai poder acontecer.

Seu Zé Antonio convidou os enfrentantes da Família Valdivino para tirar um reisado. O vento será realizado hoje, na porta da Igreja Matriz de São João da Canabrava, o Reisado dos Valdivinos. O evento começa às 20h e toda a população é convidada a assistir.




VEJA TAMBÉM 

+Família mantém tradição do reisado

+ Veja imagens do reisado em São João da Canabrava



A Festa de Reis 

José Valdivino e família, 2016. Foto: Arquivo 

O Reisado é uma festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial e ainda hoje realizada em muitas cidades. O nome é dado aos festejos realizados por grupos que cantam os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), muitas vezes acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Em geral, as festas são realizadas na rua, como procissões.

Uma das principais características do reisado são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos.

 Outra característica diz respeito à estrutura da festa. A maioria dos reisados festejados no Brasil transcorre segundo o mesmo roteiro: abertura da porta, entrada, louvação do Divino, chamadas do rei, peças de sala, danças, a guerra, as sortes, a despedida.

Com informações do site www.escola.britannica.com.br/   

Comente




Postagem Anterior Próxima Postagem