Desabrigados em Picos: 20 famílias são retiradas de áreas de risco

 Com as fortes chuvas que vêm caindo em Picos e os prejuízos causados, pelo menos 20 famílias que residem no município já foram atendidas pela Defesa Civil e encaminhadas para o programa de aluguel social por morarem em áreas de risco de deslizamento e alagamentos.

Casas interditadas pela Defesa Civil em Picos. (Foto: arquivo/ TV Clube)

Um dos principais bairro atingidos é o do Morro da Macambira, do qual um casa veio ao chão após um deslizamento na última quinta-feira (23), e por sorte os moradores não estavam no local no momento do acidente.

“Eu estava sentado na frente da minha casa quando escutei o “baque”. Na hora fiquei nervoso e corri para ver se a casa tinha gente. Mas, por pouco não tinha ninguém. O ruim é que perderam muita coisa de eletrodoméstico e alimentos, abalou tudo”, afirma o agricultor, Antônio Gonçalves.

Além disso, casas situadas no bairro São José, próximo de encostas e morros, também estão sendo esvaziadas por conta de novos riscos de deslizamentos.

“Já fiz o pedido e eles informaram que vão pagar o aluguel social. Só que a gente não tem condição financeira para após que passar o período das chuvas. Eu não sei para onde ir. Eu tenho um filho especial e um neto que dependem muito de mim e estamos com a casa toda rachada e em área de risco” relatou a dona de casa, Adriana Veloso.

Aluguel social

Para as pessoa que residem em Picos e desejam receber o aluguel social, a Secretaria de Assistência Social do município explicou como deve ser feito esse pedido.

“Estamos recebendo processos de pessoas que já passaram pela vistoria da Defesa Civil e após essa etapa, são encaminhados para o Cras da Morada Nova ou do Parque de Exposição, onde os técnicos e assistente sociais já estão orientados para priorizar os casos de aluguel social de pessoas que saíram de suas casa”, ressaltou Joice Batista, assistente social.

A secretaria destaca ainda que os beneficiados com o aluguel social, já devem ir atrás da residência que vão alugar e apresentar no Cras os seus documento pessoais, documentos da casa que será alugada, número do Cadastro Único e do NIS para ser comprovada a baixa renda. Após essa etapa, o processo será encaminhado para a Prefeitura de Picos.

É importante ressaltar que o aluguel social tem o teto de R$ 400,00 com duração de quatro meses, podendo ser renovado caso o beneficiado continue sem poder retornar para sua residência.

Fonte: Portal Clube News

Postar um comentário




PUBLICIDADE