O que você pensa sobre mudança?


Por Karol Bezerra
(www.karolbezerra.blogspot.com)



MUDAR pra mim é um processo complexo. Dentre tantas mudanças, a mudança de hábitos faz parte da minha vida, e muitas mudanças diárias ocorrem em nossas vidas. Falando sobre mudança com uma amiga, pensei na mudança no poder, e logo o slogan do então prefeito Elson Silva me veio à cabeça. Ele foi eleito por um enorme sentimento de mudança que invadiu as pessoas do município. Por isso cabe uma reflexão: o que você achou da mudança? Enquanto meu caro leitor pensa, eu farei alguns comentários para instigar seus pensamentos.

Em uma entrevista a ex-prefeita Maria Anita foi questionada pelo repórter Antônio Rocha, sobre porque só pessoas da Conceição tornam-se prefeitos de São João da Canabrava. A pergunta dele transmite o sentimento de todos os canabravenses que em 23 anos viu apenas o canabravense João Manoel comandar os destinos do município entre 1993 e 1996. A resposta da ex prefeita foi sensata: “porque você não faz esta pergunta a si mesmo?”

Porque você canabravense sempre deixa o poder nas mãos da mesma família? Tudo bem que é a minha família, mas meus ideais e sonhos não são a favor da mesmice, mesmo que a mesmice favoreça minha família. A família é a base de tudo, é onde aprendemos tudo que sabemos, é onde formamos nossa personalidade. Então, você acha que promoveu mudanças com o seu voto? Ou apenas enraizou ainda mais os ideais de uma família que deu sua cara à prefeitura municipal de São João da Canabrava? Já pensou que seu grito de mudança foi incompleto?

Vamos fazer esta reflexão não só agora, ela instiga, portanto, é quando falamos em MUDAR que temos que refletir. Pense grande na hora de mudar, para que a mudança realmente faça diferença em sua vida, no seu bairro e na nossa cidade. Não importa de onde vem o candidato, precisamos olhar sua família, seus ideais e sonhos. Qual o caráter da pessoa que confio meu voto?

Qual a história de vida dessa pessoa? Onde e com quem essa pessoa aprendeu a ser quem ela é? O poder nunca muda alguém pra melhor, ela tem que ter boa natureza, porque o poder arruína o coração das pessoas. Pense bem! Reflita!

21 Comentários




  1. Você inicia o seu texto afirmando que mudança é um processo complexo. Realmente! é exatamente por isso que as mudanças promovidas pela Administração de Elson, mesmo que inegáveis e visíveis, acontecem paulatinamente,já que, é impossível mudar em apenas três anos de gestão os desmandos enraizados em vinte anos de administração caótica.

    ResponderExcluir
  2. Interessante quando vc coloca:Porque você canabravense sempre deixa o poder nas mãos da mesma família? Será se vc fez esse questionamento no ano de 2008 quando, desesperadamente,torcia e lutava pela permanência "dessa família" na administração? Se seus ideais e sonhos não são a favor da mesmice porque então queria a permanência de Pedro Isidoro como prefeito de Canabrava. Quanta contradição mocinha!

    ResponderExcluir
  3. realmente!!quanta contradição.você que deeve refletir!

    ResponderExcluir
  4. A história tem mostrado que, dentro de um regime democrático, a mudança ocorre de forma gradual e às vezes somos obrigados a tomar decisões agora para que gerações futuras possam ser beneficiadas com tal atitude. Somente revoluções armadas e golpes de estado conseguiram promover mudanças rápidas na história, a exemplo das Revoluções Francesa, Cubana e a Revolução de 1930 no Brasil. Quanto à naturalidade do Prefeito (Canabrava, Conceição, Aparecida, Serra do Maracujá, etc.), não pode ser considerado o fator principal na escolha de um candidato, mas sim, seu compromisso político com todo o município.
    Cláudio Roberto

    ResponderExcluir
  5. Ok gente! Mas eu to falando de mudança no texto. isto significa que mudei meus pensamentos, sentimentos e atitudes!

    ResponderExcluir
  6. Gente já que é para falar de mudança, nada melhor do que ressaltar sobre um debate atual que é o voto distrital. Para quem quer (não digo acabar, porque vejo que é bem dificil) uma amenização da corrupção, que entre no site www.euvotodistrital.org.br e apoie essa ideia, pois o voto distrital trará muitas mudanças e permitirá justamente o que é comentado na matéria: conhecer melhor o candidato.
    Lembrando que, a revista e o site da veja trazem 10 motivos para preferir o voto distrital.

    ResponderExcluir
  7. Acredito numa efetiva democracia quando há alternância no poder, acho que a oligarquia é ruim pra sociedade. Na minha opinião, Lula foi um bom governo, mas acho que a oposição deveria ter sido testada por 04 anos. Em SJC há muito tempo deveria ter candidato que fugisse do perfil que aí está há mais de 20 anos, isso não aconteceu ainda porque infelizmente a população nunca foi unida e como todos sabem, por causa da maior parte da população (massa de manobra política) é que o Brasil ainda é país de terceiro mundo. A maior prova da falta de união entre os canabravenses que moram na sede você observa nos comentários, é um querendo derrubar o outro, enquanto isso ocorrer será fácil vir de outra localidade e implantar suas normas.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  8. Pessoas de pouca cultura, leiam o texto com atenção, a jornalista comentou que o povo de canabrava clamava por mudança, terminaram votando em um prefeito da mesma família, com os mesmos princípios e propósitos.

    ResponderExcluir
  9. Esse convite a reflexão só foi feito por eesa jornalista porque Elson é o Prefeito, se fosse Pedro Isidoro será se a senhorita estava falando isso? Claro que não! Lamento informá-la, mais Elson continuará Prefeito de São João da Canabrava e a realizar as mudanças que vem fazendo com tanta competência!

    ResponderExcluir
  10. As mudanças elas metem medo por causa do novo, mas elas são necessárias em um pais democrata. Acredito na mudança e no jovens, são eles que estão mudando a cara de nosso país. E, aos poucos o povo de São João estão percebendo que mudar é preciso.

    ResponderExcluir
  11. A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida mudando sua atitude mental.

    ResponderExcluir
  12. Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  13. O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda". Portanto mudar é PRECISO.

    ResponderExcluir
  14. Sou de uma geração que não se lembra de ter vivido em ditadura. Penso que as gerações mais jovens também sentem o mesmo. E se os mais jovens não participam mais na política ou na democracia é porque os incentivos a tal participação não existem ou são fracos. E aí os políticos deviam dar o exemplo, mostrando o quão nobre essa atividade devia ser. E isto, certamente, não é mesmo linear. Pelo menos nos tempos que correm. Acredito no jovem que vai a rua e dá o grita de CHEGA, como na época do Fernando Collo, em que nós jovens fomos as ruas demos um basta. Em São João não vai ser diferente.

    ResponderExcluir
  15. ESTOU SABENDO QUE VAMOS TER NOVIDADE NESSA PRÓXIMA ELEIÇÃO DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA, TEM CANDIDATO NOVO NA PARADA. E FORTE. AGORA O LEMA É O SOL NASCE PARA TODOS, É O POVO NO PODER. POR ISSO SEI QUE VAI MUDAR, POR QUE O POVO QUER.

    ResponderExcluir
  16. Do ponto de vista politico administrativo partidaria diria que a mudança havida em São João da Canabrava foi apenas quanto a cabeça,pois o corpo continua sendo o mesmo. Depuseram uma pessoa humilde e que sempre trabalhou para desenvolver a cidade por um que atendesse aos anseios particulares desses que continuam a ditar os rumos da politica canabravense. Não vejo no 1º ou 2º escalão qualquer pessoa que lutou e sofreu 20 anos na oposição. 1 ex vereador, modebra de sempre, cabe a função de fiscalizar o secretario de obras, bem como o vice prefeito, que durante seus 4 mandatos de vereador tinha mais moral com Pedim do que com o atual prefeito, que a toda hora na rua o chama de maluco. Dr.Luis e Bezerrinha, se não fossem profissionais bem conceituados na cidade de Picos talvez estivessem na mesma situação de Batista ou Valdivino, ou nem lembrados eram. A foto da queda da ponte demonstra muito bem a mudança havida, enquanto já se passaram 1 ano e seis meses caída, pedindo por clamencia da população, é trafegada pelo carro 0 de um vereador que por 3 mandatos foi pelado. O secretario de obras, 5 mandatos, não tem como construir a ponte, mas tem 03 predios em construção na cidade. A Secretaria de Educação de tão bom o estudo proposto pela mudança, transferiu seus filhos para estudarem no colegio mais caro de Picos. Sem contar com o atual prefeito que foi tesoureiro da prefeitura e da camara desde 1992, e que com a mudança, desfila com carros luxuosos trocados anualmente, apartamentos e chacaras em beira de barragem, juntamente com seus pais e irmãos. Ao atual presidente da Camara, este que deixou Pedim mais cedo, fora lhe dado a Secretaria de Saude, mas, ao querer implantar uma administração com cara de mudança foi deposto da Secretaria, pois tambem era fiscalizado por Assis, e a Secretaria foi parar nas mãos do cunhado do Prefeito, agiota dos tempos de Anita. Valdivino que tanto "batia" no cosntrutor da prefeitura, ao ponto de assinar para parar a obra de construção do mercado de Aparecida, ate agora não concluido, hoje tem que ver o mesmo assinar os balancetes da Prefeitura. Enquanto isso, leio comentarios movidos por paixão politica, como os do grande professor e historiador Claudio Roberto, enaltecendo uma mudança que no meu ponto de vista foi apenas de um governante carismatico preocupado com o povo, para um de uma minoria que só pensa nela, sem pensar no povo, enriquecendo a cada dia pelo fanatismo politico dos modebras que nunca votaram em Pedim e panaram 20 anos na oposição e continuam sofrendo na situação. Defender salario em dia como mudança não é merito, mas apenas obrigação do adminitrador, que desde 2001 tem de se adequar a LRF, as verdadeiras mudanças estão ocorrendo, mas infelizmente para pior: a saúde, está de pessima qualidade e sobrevive graças as enfermeiras a ao Dr.Santino, tambem remanescentes de Pedim, pois os demais medicos contratados não conseguem ficar mais que 03 meses submisso a esse descaso. A educação, nem se fala, está aí para ver, nos quadros de reportagem desse meio informativo. O CRAS e a Assistencia Social são programas implantados ainda por Anita. Queria, e queria mesmo, que o Canabrava News, postasse em suas reportagem a verdadeira mudança, as vezes, tenho de concordar com Maquiavel de que, na politica, o povo troca um politico velho por outro mais novo e pior. Aqui, manifesto o meu pensamento de mudança que foi colocada pelo BLOG.

    ResponderExcluir
  17. Caro anônimo, primeiro é preciso você não ter medo de se identificar para que possamos conversar mais sobre mudanças. Algumas pessoas se escondem no anonimato, quem sabe porque tenha colaborado e tirado algum proveito de todo ou parte dos 20 anos de retrocesso que São João da Canabrava vivenciou e, talvez por algum motivo pessoal (não coletivo) se apresenta como
    opositor à atual conjuntura administrativa. Em 1988 eu ainda não era eleitor (contava apenas com 16 anos de idade); Em 1992 morava em Pernambuco e não participei ativamente daquela campanha, apenas compareci no dia da eleição para depositar o voto, não em João Manoel, mas em meu pai que era candidato a vice-prefeito naquela oportunidade. Portanto, não sou responsável por toda essa conjuntura política que São joão da Canabrava passou. Desde de 1996, participei ativamente de todas as eleições, se mantendo firmemente na oposição e desejando, pelo menos, o início de quaisquer mudanças que pudesse melhorar a qualidade de vida do povo de minha terra. Muitas vezes, sofri até crises de relações pessoais com membros da minha família, devido às minhas posições políticas, pensando sempre mais no coletivo, do que no individual. Votei e participei intensamente da campanha do atual prefeito, porque acredito no princípio de mudanças que possam alcançar níveis maiores no decorrer do tempo. É perceptível na atual administração mudanças graduais em todos os setores (Saúde, Educação, infraestrutura, credibilidade administrativa, dentre outros setores). Continuo apostando na atual administração, e penso que, a partir das pequenas mudanças, outras maiores virão.
    Prof. Cláudio Roberto

    ResponderExcluir
  18. SOU DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA E, EMBORA ESTEJA AFASTADO DA CIDADE EM BUSCA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, SEMPRE ESTOU INDO NA MINHA CIDADE, O QUE POSSO OBSERVAR É O MESMO DE SEMPRE, O DESCASO DOS POLITICOS COM OS MENOS FAVORECIDOS, E A PERMANENCIA DO PODER EM UMA MESMA FAMÍLIA, ONDE MUDAR O PRIMEIRO NOME O SOBRENOME É O MESMO, E ATÉ OS BENEFICIADOS SÃO OS MESMOS, VEJA QUEM ESTÁ TRABALHANDO, TEM VEREADOR QUE A FAMILIA TODA ESTA EMPREGADA, E EM BONS CARGOS. NÃO ESTÁ NA HORA DE MUDAR DE FAMÍLIA O PODER? E SE VOTARMOS EM UM QUE NÃO MEREÇA A MUDANÇA NA ELEIÇÃO SEGUINTE NÓS O TIRAMOS E COLOCAMOS OUTRO ATÉ ACERTAR. VEJA NÃO CONSEGUIMOS MUDAR NO BRASIL, ONDE UM POBRE CHEGOU A PRESIDÊNCIA E FEZ DIFERENTE? FOI O MELHOR GOVERNO QUE O BRASIL JÁ TEVE.
    PEÇO A NOBRE JORNALISTA QUE CONTINUE FAZENDO MATÉRIAS COMO ESSA TENTANDO ALERTAR, PRINCIPALMENTE OS JOVENS QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS POR UM FUTURO MELHOR. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  19. A MUDANÇA PODERIA SER FEITA COM UMA PESSOA INDEPENDENTE, QUE NÃO PRECISA DOS PARCOS RECURSOS DO TÃO SOFRIDO MUNICÍPIO. POIS BEM, EM SÃIO JOÃO DA CANABRAVA EXISTE ESTA PESSOA E VOCÊS INFELISMENTE NÃO SE DÃO CONTA DE QUE ESTÃO PERDENDO UMA GRANDE OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  20. ACREDITO QUE NESSA PRÓXIMA ELEIÇÃO A COISA VAI MUDAR EM SÃO JOÃO. O POVO QUER.E VAI MUDAR EM TODOS OS SENTIDOS. O JEITO DE FAZER POLÍTICA E A MANEIRA DO POVO COBRAR DOS POLÍTICOS E PRINCIPALMENTE A VISÃO DE POLÍTICA DO POVO VAI MUDAR. E ESSE FATO DEPENDE DAS PESSOAS QUE FAZEM COMUNICAÇÃO, POIS, É COLOCANDO INFORMAÇÕES SÉRIAS E ESCLARECEDORAS NAS QUAIS O POVO PODE PARTICIPAR E LER E TIRAR SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. NESSA NOVA GERAÇÃO É O JOVEM E A MÍDIA QUE VÃO FAZER A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  21. NÃO PRECISA SER RICO E TER DINHEIRO PRA SER CANDIDATO NÃO. PRECISA É TER VERGONHA, CARÁTER E FORÇA DE VONTADE. É ESSE O PERFIL DE UM BOM CANDIDATO. E É ESSE PERFIL QUE PRECISAMOS.

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE