Coren faz interdição ética do serviço de enfermagem no hospital de Pio IX

 O serviço de enfermagem do Hospital Local Dona Lourdes Mota, no município de Pio IX, distante 444 km de Teresina, foi interditado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) na manhã desta quarta-feira (12). A intervenção ética foi ocasionada pela recorrência de inadequações apontadas pela fiscalização desde abril de 2021.

 (Foto: Ascom/Coren-PI)

De acordo com o conselho, oito meses após a primeira fiscalização, em dezembro, em uma nova inspeção, contatou-se que algumas irregularidades e ilegalidades persistem.

Além disso, novas inadequações foram verificadas, como a ausência de enfermeiro em determinados períodos em que ocorre a assistência de Enfermagem na instituição (serviço noturno e intervalos de almoço), bem como de um enfermeiro responsável técnico e a inexistência de cálculo de dimensionamento de pessoal.

“Observou-se, ainda, a reiterada insegurança técnica e iminente risco à integridade física do profissional de Enfermagem durante a assistência aos pacientes, ocasionada pela falta de estrutura física adequada e ausência de condições mínimas para o exercício seguro da Enfermagem. Em resposta, o Coren-PI suspendeu todas as atividades dos profissionais de Enfermagem, até que sejam solucionadas as irregularidades relacionadas ao serviço por eles executado”, informou a entidade.

A conselheira Mageany Barbosa, que esteve presente em todas as etapas do processo (fiscalização, sindicância e interdição), destaca que a intenção do conselho é que todos os problemas sejam resolvidos o quanto antes.

“A Interdição Ética é o nosso último recurso, só acontece quando não recebemos nenhum retorno dos responsáveis pelas instituições. Esperamos que todas as irregularidades sejam resolvidas o mais rápido possível”, disse.

(Foto: Ascom/Coren-PI)

Fonte: Coren-PI

Postar um comentário




PUBLICIDADE