Vídeo: Reportagem sobre o Festejo de São João Batista


TV Clube exibe neste domingo (28) reportagem sobre o Festejo de São João Batista

Na última quarta-feira, 24, a comunidade Católica de São João da Canabrava celebrou a 61ª edição da Festa de São João Batista, padroeiro da cidade. Por causa da pandemia do novo coronavírus, em seis décadas, pela primeira vez o festejo, que foi reduzido de 9 para 4 dias, foi realizado com a igreja fechada e sem a presença dos fiéis como tradicionalmente acontece.



Neste domingo, 28, o programa Clube Rural, da Rede Clube, exibiu uma reportagem sobre como as celebrações dos Festejos de Santo Antonio, na cidade de Campo Maior, a 80 quilômetros de Teresina, e São João Batista e São Pedro, ambos celebrados na Paróquia de São João Batista em São João da Canabrava, foram afetadas pelas medidas de isolamento social.

A reportagem traz como cada cidade celebrou ou ainda vai celebrar os Festejos. Em Campo Maior, pela primeira vez em 300 anos a Festa de Santo Antonio, que é celebrada de 31 de maio a 13 de junho, foi adiada para o mês de setembro, justamente por causa da pandemia.


CLIQUE AQUI e assista a reportagem

Sobre o Festejo de São João Batista, em São João da Canabrava, a reportagem mostra que mesmo com a igreja fechada, alguns fiéis vieram para a calçada para poder ouvir e acompanhar a missa no carro de som, estacionado em frente à igreja. A celebração, presidida pelo padre Paulo Henrique, foi transmitida pela rádio Educadora FM e pelas redes sociais da paróquia e pelo Facebook do Canabrava News.






A senhora Francisca Bezerra, que acompanhou de casa o Tríduo de São João Batista e falou sobre o sentimento de não poder ir a igreja durante o Festejo do Padroeiro. 

Festejo em 2019 teve igreja lotada. Foto: Adailson Carvalho 

São Pedro também foi lembrado. Nas comunidades Barreiros e Baixa Fria, na zona rural de São João da Canabrava, esse ano também não vai ter o Festejo de São Pedro. Há 28 anos as comunidades se reúnem para celebrar o santo, mas nesse ano, as famílias devotas vão rezar em casa. A reportagem mostra como tem sido para as famílias vivenciar esse momento que afeta a todos da comunidade.

A reportagem vai ao ar nesse domingo, 28, após a Santa Missa.

Essa será a segunda vez que o Festejo será mostrado na telinha. Em 2019, quando completou 60 anos de história, uma reportagem também foi feita mostrando a devoção do povo canabravense.

A fé e devoção do povo canabravense virou notícia em todo o estado do Piauí. No domingo, 23, véspera do dia de São João Batista, a reportagem exibida pela TV Clube, no programa Clube Rural mostrou os Festejos. 


CLIQUE AQUI e assista a reportagem exibida em 2019 

Postar um comentário




PUBLICIDADE